quinta-feira, 28 de dezembro de 2023

APOLOGIA A Sócrates, de Platão, - Resumo

Apologia a Sócrates – Resumo

Ficha de leitura da: APOLOGIA A SÓCRATES, de Platão   APONTAMENTOS » Tópicos  - http://resumos.netsaber.com.br/ver_resumo_c_2073.html

1. Sócrates não quer atrapalhar nem manipular os membros da Assembleia; ele apenas irá usar a verdade para se defender. 

2. As antigas acusações dizem que ele é culpado de investigar o que se passa nos céus e na Terra e de saber fazer vencer com uma causa má, uma coisa boa, ou vice-versa. 

3. O saber dos sofistas é manipulador das opiniões. Eles cobravam grandes quantias para ensinar a sua sabedoria e, assim, era professores itinerantes que viajavam pela Grécia, vendendo a sua sabedoria, acessível só aos ricos. Ensinavam a oratória (arte de fazer belos discursos em público para manipular ou comover a assistência) e a retórica (arte de argumentar em público, defendendo teses conforme as conveniências). 

4. É a antropologia, o estudo do homem, o discurso racional sobre o ser humano. Qualquer homem pratica o bem desde que seja orientado para tal e, portanto, Sócrates vê-se como o moscardo da cultura, o ser que estimula os homens para que sejam melhores, tal como os cavalos são espicaçados com esporas para correr mais. 

5. Ele achou surpreendente a afirmação de que ele era o mais sábio de todos os homens e decidiu averiguar se existia alguém mais sábio que ele, propondo-se interrogar vários atenienses. 

6. Interrogou poetas, escritores, políticos, artesãos (todo o tipo de atenienses), para descobrir que eles são ambiciosos, violentos, vaidosos, vãos, fingindo que possuem uma sabedoria vasta, quando afinal têm um saber demasiado restrito. 

7. Era mostrar que de entre vós, homens, o mais sábio é aquele que como Sócrates reconheceu que, em verdade, o seu saber não tem nenhum valor?. O saber é relativo, provisório e limitado e o sábio é a pessoa que tem a noção disso. 

8. As acusações mais recentes remetem para a introdução de novos deuses na sociedade, sendo ateu, e de corromper os jovens. 

9. Interrogação a Meleto: 
a. Mostra-se preocupado com uma coisa que nunca se importou: os jovens, e diz que todos ajudam a melhorá-los e a ensiná-los através das leis, excepto Sócrates. Também diz que o faz voluntariamente... Ora se faz mal a quem lhe é próximo, pode vir a sofrer males deles, o que não é verdade para Sócrates, pois não desejaria isso a si próprio. E, se corrompe os jovens porque lhes ensina que não existem deuses (que o sol é pedra e que a lua é terra), mas que faz com que acreditem noutros deuses, ou seja, diz que ele acredita em daimons (filhos dos Deus), mas não acredita em deuses. Como é possível acreditar que Atenas fica na Grécia, mas que a Grécia não existe? 
b. Ele conclui que as acusações são insolentes e juvenis, feitas para o pôr à prova ou porque Meleto não sabia de que infração à lei o acusar, pois nem sabia como acusá-lo sem se contradizer. 

10. Embora saiba que a pena de morte não é justa e deseja que não seja aplicada, Sócrates não muda de ideias acerca do que pensa e do que acredita ser verdadeiro. Não demonstra medo de algo que se desconhece e que nem se sabe se é bom ou mau, porque isso seria cobarde e desonroso. Sócrates mantêm-se com a mesma opinião que já tinha antes: cultivai primeiramente a sabedoria e o espírito pois isso é a base da riqueza. 

11. Ser condenado ou abandonar a filosofia: 
a. Escolher abandonar a filosofia, implicaria pagar uma multa ou ser exilado, o que iria fazer com que ele voltasse a ser julgado, pois qualquer um poderia afirmar que Sócrates continuava a filosofar ou, até, os cidadãos de outra cidade poderiam julgá-lo como em Atenas. Então, Sócrates escolhe não abandonar a Filosofia e, evidentemente, a pena de morte é uma conseqüência a sofrer pela opção. 
b. A missão de filosofar foi imposta pelo Deus a Sócrates e, portanto, ele tem o dever de fazer com que o povo não adormeça, sem ninguém para os ajudar a desenvolver. Segundo ele, temos que cultivar primeiro a filosofia e só depois pensar nas riquezas pois a virtude está no saber e no espírito e, portanto, Sócrates sentia-se na necessidade de, dia após dia, aconselhar os atenienses de cuidarem da sua sabedoria pois só assim chegaria à riqueza e que não era com a riqueza que se alcançava a sabedoria. Ele era a favor da maiêutica, da arte de ?parir? o conhecimento e o método para chegar à verdade. 
c. Como respondemos anteriormente, na sabedoria está a virtude e ela é o caminho para a riqueza e para todos os bens associados, quer privados ou públicos. Necessitamos de construir o nosso espírito, saber quais os valores autênticos na nossa vida e quais as nossas verdades e aprender a chegar aos nossos  objetivos por via de caminhos morais e éticos. 

12. Ele afirma isso, pois vão ser os atenienses que ao condena-lo irão condenar uma dádiva de Deus porque dificilmente irão encontrar outro homem ligado à cidade pelo Deus como Sócrates e que com ela se preocupe, fomentando o gosto pela sabedoria e pelo espírito, assim como, aconselhando o povo para que não adormeçam sem ninguém para os espicaçar (persuadir e repreender). E, além disso, Sócrates não cobre pelo que faz, o que o torna genuíno.

Reading Technics. English for all Unit 1 - Englsh around the world -

READING TECHNICS
Algumas técnicas de leitura facilitam a nossa compreensão do texto apresentado:
Layout à é a apresentação/exploração visual do que está sendo apresentado e depende da compreensão de cada uma de nós.
Ex.: o formato, as ilustrações, as cores, os destaques (negrito, itálico, tamanho das letras), o “pano de fundo” dos textos, os gráficos, mapas, as pictures, ...
Cognates à são as palavras iguais e com o mesmo significado nos dois idiomas.  Às vezes elas são semelhantes ou parecidas – devido a diferença do tempo de entrada da palavra em uso – para os ingleses as palavras oriundas dos romanos (latim – nossa língua materna), estão estagnadas, ié, não sofrem alteração, mas no nosso idioma, elas estão em constante evolução. 
Ex: os nomes próprios (pessoas, lugares, continentes);
Os números romanos,  arábicos, ordinais e suas variações e os símbolos: 1; 1°; 1st; 100 X 5; 20ª;  5 2; #;
As words terminadas em “AL”: animal, fatal, annual (na língua portuguesa sofreu evolução), natural, gradual, general,  ...
Os suffixes:  sempre tem a mesma tradução:
- tion à lemos /sham/ e traduzimos “ção”: nation = nação; introduction = introdução;  evolution = evolução; translation,...
- “ty” = dade à  city = cidade; quality = qualidade; antiquity = antiguidade; ...
“ly” = menteà gradually = gradualmente;  generally = geralmente;              
“ence" = ência à independence = independência; influence = influência; eloquence = eloqüência; ...
Key words: São as palavras chaves para a compreensão do que o autor quer transmitir.
Scanning: localização de dados específicos no texto;
Skimming:  identificação de informações gerais como a ideia central do texto (ou parágrafo).
Após essas dicas, espero que a leitura e a compreensão sejam mais fáceis.
Não se esqueça de underline os cognatos, para facilitar a compreensão!!!
As respostas dadas são de responsabilidade das autoras do livro texto (fornecidos aos alunos e professores/as)!!!
UNIT 1 – ENGLISH  AROUND THE WORLD
A língua inglesa é usada como principal idioma para a comunicação internacional. Você sabe o motivo?
Dê uma olhada no texto abaixo, observe o título e os subtítulos e responda as questões em português.
1. Em sua opinião, qual é o assunto do texto?
2. Quem é o autor do texto?
3. De onde é o autor?
TEXT  1.                                                     Why do we teach English?
Kenji Kitao
                                            Doshisha University (Kyoto, Japan)
                                K. Kitao [at] Lancaster.ac.uk
Introduction
We are teaching English or studying the teaching of English, but why do we want to teach English, as opposed to other foreign languages?  It is useful for us to consider this basic question occasionally.
The importance of English
English is not the most widely spoken language in the world in terms of the number of native speakers - there are many more Chinese speakers than native English speakers – but Chinese is spoken little outside Chinese communities, so English is the most widespread language in the world.  lt is difficult to estimate exactly how many English speakers there are, but according to one estimate there are more than 350,000,000 native English speakers and more than 400,000,000 speakers of English as a second language (a language used in everyday life, even though it is not the native language) or foreign language (a language studied but not used much in everyday life).
However, even these numbers do not really indicate how important English is as a world language, because less than fifteen percent of the world population uses English. The importance of English is not just in how many people speak it but in what it is used for. English is the major language of news and information in the world.  lt is the language of business and government even in some countries where it is a minority language.  lt is the language of maritime communication and international air traffic control. American popular culture - primarily movies and music - carries the English language throughout the world. 
                                            
                                                                         (...)The lnteruet TESL Journul, r,'. II, n. 4, April 1996.                              http:i/iteslj.orgiArticlesiKitao-WhyTeach.html (Accessed 3 September 2009)
COMPREHENSION
A)       Numere as ideias principais do texto de acordo com o parágrafo em que se encontram.
) A importância da língua inglesa para comunicação nacional e internacional em todos
os setores de atividades.
1 ) A necessidade de considerar as razões de ensinar a língua inglesa em vez de outra língua estrangeira.
(  2  ) A quantidade de pessoas que usam a língua inglesa, seja como língua nativa, como
segunda língua ou como língua estrangeira.
B)        A quem você acha que esse texto se dirige?     (Resposta Pessoal)
______________________________________________________________________
C)         Mark all the correct alternatives.
(    ) A língua inglesa é a que tem o maior número de falantes nativos.
X ) A língua inglesa não é falada pela maioria dos habitantes do mundo.
X ) A cultura popular americana é a principal transmissora da língua inglesa no mundo.
(   X ) A língua inglesa é a mais difundida no mundo.
(    ) A língua inglesa não é usada para negócios internacionais, mas é usada para transações governamentais.
D)      Find in the text.
1.        O quanto a língua chinesa é falada fora das comunidades chinesas.
Chinese is spoken little outside Chinese communities._____________________________
2.        A porcentagem de pessoas que usam a língua inglesa no mundo.
(…) less than fifteen percent of the world population uses English. ______________________________________
3.        A principal razão da grande importância da língua inglesa.
The importance of English is not just in how many people speak it but in what it is used for.______________________

THINKING  ABOUT   THE   TEXT
Com seus colegas, discuta:
1.        Além das situações apresentadas no texto, em quais outras é importante o conhecimento do inglês?
       2.  Em sua opinião, por que o conhecimento de uma segunda língua é importante?
       3.   Que outra língua poderá  se tornar tão importante, para certos grupos sociais, quanto a língua inglesa no futuro?
      4.   Por que esse texto foi escrito em inglês e não em japonês?

VOCABULARY   STUDY
       A)      Complete the sentences using the cognate words from the text which are in the box.

culture - native - population - government
1. Brazil's __ population ___ is about 200,000,000  people.
2. My ______ native _______ language is Portuguese.
3. Carnival is a typical celebration of  Brazilian__ culture ____
4. This country has a democratic system of ___ government _

B)      Find the opposite of the following words in the text
2nd paragraph                                       3rd paragraph
less -  _more___                                   unimportant - _imprtant____
inside - __outside_                               national - ______international_____
easy - ____difficult _______                majority - _____minority____

C)        Now use some of the words you have just found to complete the paragraph below.
This is my second Year at the ___international__ English Institute. In my opinion, studying a second language is very _important __ to work and to travel _____outside________  Brazil. Besides, in my opinion, English is not _____difficult____  On the contrary: it is easy!

VOCABULARY  EXPANSION
Look at these people. They are from different countries. Aqui podemos usar a técnica de leitura dos suffixes: “an, ish, esse”, que correspondem  aos nossos adjetivos pátrios.   
COUNTRY
NATIONALITY
LANGUAGE
Brazil
Brazilian
Portuguese
France
French
French
Germany
German
German
Italy
Italian
Italian
Japan
Japanese
Japanese
Spain
Spanish
Spanish
Lebanon
Lebanese
Arabic
United States
American
English
Mexico
Mexican
Spanish
Portugal
Portuguese
Portuguese
England
English
English

Choose the appropriate nationality and language to finish the sentences.
1. Consuelo is from Mexico City. She is __ Mexican ___. Her native language is __ Spanish ___
2. Marie Claire is from Paris. She  is ______ French ____ Her native language is ______ French ____
3. I am from São Paulo. I am ______ Brazilian ______ My native language is ____ Portuguese ______
4. Jorge and Saba are from Beirut. They are ____Lebanese___.  Their native language is _Arabic__
5. Rudolph and I are from Berlin. We are _German _ Our native language is  German __
6. Stefano is from Rome. He is_ Italian _ .  His native language is _ Italian _ .

LISTENING      ACTIVITY
Listen to someone from Hazely Academy of Refinement and Modeling talking about social etiquette and mark the correct option.
1. The presenter's name is
a. (     ) Jennifer Lopez.                           b. (    ) Nancy  Lopez                              c. ( X ) Hazely Lopez.

2. She is talking about
a. (  X  ) how to introduce yourself.     b. (   ) the importance of English.     c. (   ) how to study English.

3. One of the important things when you introduce yourself is
a. (   ) say "excuse me".             b. (  X ) say your first and last name.         c. (    )say "good-bye”.

LANGUAGE  IN  USE
A)       This is Ahreum Kang introducing herself in a blog.                                                                                           
Read  and complete the text with sentences from the box.

Nimo is  a Boston  terrier - It's aThai school -  my brother and I are students – My name is Ahreum Kang – My parents are Korean – My father is a businessman -
                _____My name is Ahreum Kang______ . My nickname is Arum and I’m fifteen years old.  I live in Phuket, Thailand, with my parents. __ My parents are Korean __ but I was born in Bangkok .  So, I’m Thai. There are four people in my family.  Father, mother, one younger brother and me.   I also have two dogs, _____Nimo is  a Boston  terrier__   and Sunni is a Cocker Spaniel.  _____My father is a businessman___, my mother is a housewife, ____my brother and I are students__ at Chalermprakiart  School. ____ It's aThai school___ but it has an English programme that my brother and I are studying in. My brother studies in grade B and I study in grade 10. I like to play badminton. (...)
http://myschoolyogrschoolproject.blogspot.co ml2006l09lstttdents-from-thailand-are-introducing.html (Accessed I I December 2009.

B)       Some teachers and students from Millennia Institute of Languages are getting to know each other. Use the given sentences to complete their dialogs.

Where are you from? - No, we aren't. –No, English is their second language. – they’re from India. – where are they from?
1.       - Are you from China?
_____No, we aren't________
_______________________________

 We're from San Francisco.
- And your friends? _____where are they from?_____
___________________________________________

Is English their native language?
_________________________________________________________

I'm from Frankfurt. - No, they're from Berlin. - Are you German?
2.        __________________________________
-          Yes, I am.
-          Where exactly are you from?
-          _____________________________________________
-          And your friends?  Are they also from Frankfurt?
-          _________________________________________________

COMMUNICATIVE  ACTIVITY
Show your partner photos of people that you admire: athletes, politicians, singers, actors, actresses... And ask him/her questions like these:
. What is his/her full name?
. Where is he/she from?
. What is his/her native language?
WRITING
Having a penpal/e-pal is a great way to practice a foreign language. Fill in the blanks to sign up for "Worldpals".
1. What kind of map is this?

TEXT 2
ENGLISH AROUND THE WORLD – THE MAP


COMPREHENSION
Answer the questions in Portuguese.
1.       On this map there are some highlighted countries. What do people from these countries have in common?
_________________________________________________________________________________________
2.        What is the objective of a map like this one?
________________________________________________________________

No Brasil, a língua inglesa é usada como língua estrangeira. Em sua opinião, em que circunstâncias o inglês é mais utilizado aqui?

FILMES E VÍDEOS DO PAS UnB 2024 - PLAYLIST das 3 Etapas com mais de 120 filmes e vídeos

Playlist dos filmes e vídeos do PAS/UnB, ENEM E VESTIBULARES . Se você tiver um tempinho para relax, não deixe de dar uma fugidinha no meu o...