quinta-feira, 16 de março de 2023

Constituição Federal, Capítulo II, Direitos Fundamentais, Artigos do 6º ao 9º.

Leituras para o PAS UnB, ENEM e Vestibulares. Constituição Federal, Capítulo II, Direitos Fundamentais, Artigos do 6º ao 9º. Congresso Nacional Constituinte. Brasil 1988. Acessar.

George Orwell - Vida e Obra

GEORGE ORWELL25/6/1903, Motihari, Índia. 21/1/1950, Londres​.

Seu nome Eric Arthur Blair. Nasceu em 1903, na Índia (então Possessão da Inglaterra), onde seu pai trabalhava para o Império Britânico. Estudou em colégios tradicionais da Inglaterra. Jornalista, crítico e romancista é um dos mais influentes escritores do século XX.  De 1922 a 1927 foi Oficial da Polícia na Birmânia, mas abandonou o cargo em sinal de protesto contra a política colonial de seu país. Levou uma vida instável, marcada por trabalhos esporádicos. Lutou na Guerra Civil Espanhola ao lado dos republicanos. Suas posições políticas aproximaram-no cada vez mais do trotskismo e da oposição ao stalinismo. De 1941 a 1943, trabalhou na seção cultural da BBC. Outras obras importantes escritas por Orwell são Burmese Days (1934) e os ensaios Homage to Catalonia (1938) e Inside the Whale (1940). Famoso pela publicação dos romances A revolução dos bichos (1945) onde critica as formas de vida e de pensamentos totalitários, entre outras, onde se destaca a sátira antistalinista. O Romance 1984, publicado em 1949.  Orwell ficou mundialmente famoso com esta obra que descreve a vida cotidiana de um estado totalitário, ausente das liberdades pessoais e onde o ódio e o terror predominam sobre a justiça e a lei. No topo deste regime despótico está o "Big Brother", símbolo de uma autoridade todo-poderosa e onisciente. Essa obra foi adaptada para o cinema e é sucesso mundial.

Morreu em consequência dos males da tuberculose em 1950.

Oscar Wilde - Vida e Obra - Ótimo resumo

Oscar Fingal O'Flahertie Wills Wilde nasceu em 16 de outubro de 1854 em Dublin, Irlanda. Era filho de William Robert Wilde, cirurgião-oculista que servia à rainha. Sua mãe, Jane Speranza Francesca Wilde, escrevia versos patrióticos com o pseudônimo de Speranza.
Foi educado no Trinity College, Dublin e mais tarde em Oxford. Onde recebe a influência de Walter Pater e da doutrina da "arte pela arte". Em 1879 vai para Londres para estabelecer-se como líder do "movimento estético". Em 1881 é publicada uma coletânea de seus poemas. Em 1882, sem dinheiro, aceita participar de um ano de viagens entre USA e Canadá. Essa viagem lhe rendeu fama e fortuna.
Em 1884, casa-se com a bela Constance Lloyd. Com a publicação de "Retrato de Dorian Gray", sua carreira literária deslancha. Oscar e Constance tinham dois filhos: Cyril e Vyvyan. Mas uma noite, Robert Ross, um jovem hóspede canadense seduziu Oscar e forçou-o a confrontar-se com seus sentimentos homossexuais, que o perseguiam desde a época em que era estudante.
Anos depois Oscar foi preso com as acusações de conduta homossexual e sentenciado a dois anos de prisão com trabalhos forçados, sendo a última parte em Reading Gaol. As condições calamitosas da prisão causaram uma série de doenças que o levaram às portas da morte. Foi declarada, ainda, sua falência.
Obra de Wilde – O Retrato de Dorian Gray, único romance de Wilde, ele trata da arte, da vaidade e das manipulações humanas.  É considerado por muitos como a maior obra-prima, rica em diálogos. As suas novelas, como a maioria de seus escritos, Wilde critica o patriotismo da sociedade. Isso fica claro na novela O Fantasma de Canterville. Em seus contos infantis tratou da criança que vive em cada um de nós, com lições de moral na mais bela e pura forma com linguagem simples. O Filho da Estrela é exemplo disso. No teatro, escreveu nove dramas, que fizeram sucesso na época. Wilde usou a poesia em Rosa Mystica e Flores de Ouro para ampliar a sensibilidade para as artes.

Wilde morreu como um homem arruinado em 30 de novembro de 1900.

Globalização, de Milton Santos - O mundo global visto do lado de cá. Filmes para o Ensino Médio

Devido aos Direitos Autirais de postagens, siga o link - Globalização
https://youtu.be/-UUB5DW_mnM 

William Shakespeare - Vida e obra - Ótimo resumo

William Shakespeare (1564-1616) nasceu provavelmente em 23 de abril de 1564, pois foi batizado no dia 26 de abril de 1564 e, o costume daquela época era batizar as crianças três dias após o nascimento.  Natural de Stratford-upon-Avon onde começa a estudar e se interessar pela literatura e escrita.  Aos 18 anos casou-se com Anne Hathaway (oito anos mais velha que ele) e tiveram três filhos, sendo a primeira uma filha Suzanna e os gêmeos Hamnet e Judith.  Em 1591 foi morar em Londres, abandonando sua família. Começou a escrever sua primeira peça, Comédia dos Erros em 1590 e termina quatro anos depois. Nessa época ele escreveu aproximadamente 150 sonetos, considerados os mais lindos de todos os tempos, mas foi na dramaturgia que ganhou destaque.
 Em 1594 entrou para a Companhia de Teatro de Lord Chamberlain, que possuía o excelente teatro Globo, em Londres. Nesse período a Inglaterra vivia os tempos de ouro da dramaturgia, sob o reinado da rainha Elizabeth I. Londres vivia intensa atividade artística. Shakespeare estudou muito e leu autores clássicos, novelas, contos e crônicas, que foram fundamentais para sua formação de dramaturgo. Ele passou a ser o copista oficial da companhia, representava e adaptava peças de autores anônimos. Logo estava escrevendo o maior número das peças apresentadas no Teatro, do qual fazia parte. Ele escreveu comédias, tragédias e dramas históricos que marcam o cenário teatral até os dias atuais.
Comédias: A Comédia dos Erros, O Mercador de Veneza, Os dois fidalgos de Verona, Sonho de uma noite de verão, Muito barulho por coisa nenhuma, Noite de reis, Medida por medida, Conto do Inverno, Cimbelino e A Megera Domada.
Tragédias: Hamlet, Tito Andrônico, Romeu e Julieta, Julio César, Macbeth, Antônio e Cleópatra, Coriolano, Timon de Atenas, O Rei Lear,  Otelo, Tróilo e Créssida e, A Tempestade.
Dramas Históricos: Rei João, Ricardo II, Ricardo III, Henrique IV, Partes 1 e 2, Henrique V, Henrique VI, Partes 1, 2 e 3, Henrique VIII e Eduardo III.
Sua imensa obra se caracteriza pelo uso criativo do vocabulário e pela criação de palavras novas, como substantivos transformados em verbos e estes em adjetivos, bem como a livre adição de prefixos e sufixos e o uso de linguagem figurada. Ao mesmo tempo em que a literatura se desenvolvia, o expansionismo britânico levava a língua inglesa a áreas remotas do mundo, proporcionando o contato com outras culturas e trazendo também, o enriquecimento ao vocabulário.
Os textos de Shakespeare fizeram e ainda fazem sucesso, pois teve o dom de captar com maestria as paixões mais turbulentas, os sentimentos mais puros, “a mais rica alegria e o mais penoso desespero”. As questões sociais, os temas políticos e outros assuntos daqueles tempos que são os mais atuais estão constantes nas obras deste escritor e dramaturgo. O traço dos personagens que povoaram seu mundo é seguido até hoje. Romeu e Julieta traz “a personificação do amor irrealizado” e O Mercador de Veneza traz o usurário materialista por excelência. Otelo traz o protótipo do ciumento e, Macbeth, “considerada a obra mais trágica do autor, o resumo da ambição e do remorso”.
Hamlet, embora criticada por muitos da época, é considerada sua maior criação. O enredo encarna o dilema do homem de intensa vida espiritual, que busca a essência das coisas enquanto é obrigado a tomar uma atitude decisiva. No célebre monólogo "Ser ou não ser, eis a questão", o Príncipe Hamlet quer dormir e sonhar, mas indaga se o sonho da morte não será um sonho como os outros. Hesitante entre a fria execução de uma vingança e o sentimento de piedade, Hamlet rebela-se contra o destino.
William Shakespeare é considerado o mais importante dramaturgo e escritor inglês de todos os tempos. As citações conhecidas da cultura anglo-saxônica e o folclore antigo foram incrementados de forma organizada, num estilo peculiar. Suas peças foram encenadas pela Europa inteira, influenciando outros dramaturgos e sobrepondo-se ao teatro francês, alemão e italiano. Seus textos literários são verdadeiras obras de arte e, considerados por alguns como dos melhores exemplos do idioma inglês. São reproduzidas, reeditadas, traduzidas, representadas pelo teatro, televisão, cinema e literatura até os dias de hoje.
Depois de acumular alguma fortuna, Shakespeare retornou para Stratford-upon-Avon sua cidade natal, entra em processo de reclusão e escreve sua última peça A Tempestade, terminada em 1613. Em 23 de abril de 1616 faleceu o maior dramaturgo de todos os tempos.

Excertos -  OBS


Há especulações sobre sua sexualidade, convicções religiosas, que ele pode nunca ter existido, ou seja, suas obras tenham sido escritas por outras pessoas e, até de que tenha sido apenas ator, passando-se por autor das obras, que poderiam ser de outros dramaturgos...    As maiorias das informações sobre Shakespeare são “meras especulações derivadas de estudos, leituras, interpretações, pontos de vistas, hipóteses, lógicas” O que se tem certeza absoluta é que “as peças atribuídas a Shakespeare marcaram praticamente todos os séculos seguintes, começando pelo tempo em que viveu”.  Caso você precise..... Leia mais em:

Recontado e adaptado de:  http://www.e-biografias.net/william_shakespeare/  e  http://pensador.uol.com.br/autor/william_shakespeare/biografia/  e Apostila de Introdução à Língua Inglesa, da Faculdade Apogeu, BSB/DF. 

FILMES E VÍDEOS DO PAS UnB 2024 - PLAYLIST das 3 Etapas com mais de 120 filmes e vídeos

Playlist dos filmes e vídeos do PAS/UnB, ENEM E VESTIBULARES . Se você tiver um tempinho para relax, não deixe de dar uma fugidinha no meu o...