segunda-feira, 6 de março de 2023

SISTEMA DIGESTÓRIO - Partes e Funções.

Image result for sistema digestorio anatomia
Sistema digestório

   O sistema digestório é formado pelo trato digestório, que é composto pela boca, esôfago, estômago, intestino delgado e grosso, além das glândulas anexas, como o fígado. Este sistema garante a absorção dos nutrientes presentes nos alimentos. Seus órgãos propiciam a digestão do que ingerimos, permitindo que seja feita a absorção de nutrientes, além da eliminação de partículas não utilizadas pelo organismo, como a celulose. Para que haja a digestão, o alimento deve passar por modificações físicas e químicas, que começa pela ingestão na boca.

A boca: a maioria dos mamíferos mastiga o alimento e isto diminui, umidifica e, o contato com as enzimas digestivas da saliva (ptialina), transformam em maltose. Nessa fase a língua, além de auxiliar na diminuição e diluição do alimento, através de sabores, estimula a produção da saliva e os sais neutralizam a possível acidez do alimento.

Faringe – Esôfago

Após a mastigação, o bolo alimentar passa pela faringe e é direcionado para o esôfago. Os movimentos peristálticos permitem que o bolo seja direcionado ao estômago. Este processo permite que o alimento seja misturado aos sucos digestivos.

Estômago

No estômago, o suco gástrico – rico em ácido clorídrico, pepsina, lípase e renina – fragmenta e transforma o bolo alimentar, favorecendo a absorção de cálcio, ferro e demais ingredientes, matando as bactérias. Esse órgão é delimitado pelo esfíncter da cárdia (entre o estômago e o esôfago) e pelo esfíncter pilórico (entre o estômago e o intestino). O bolo alimentar, após ser misturado ao suco gástrico, agora denominado de “quimo”, segue para o intestino delgado.

Intestino delgado

No intestino delgado ocorre a maior parte da digestão e absorção do que foi ingerido. Esse órgão é compartimentado em duodeno, jejuno e íleo, e o processo se inicia nessa primeira porção. No duodeno, com auxílio do suco intestinal as proteínas transformam-se em aminoácidos e a maltose e outros dissacarídeos são digeridos graças a enzimas como a enteroquinase, peptidase e carboidrase.
No duodeno há, também, o suco pancreático, que é lançado do pâncreas pelo canal de Wirsung. O suco pancreático possui bicarbonato de sódio, tripsina, quimiotripsina, lípase pancreática e amilopsina em sua constituição, que permitem a neutralização da acidez do quimo, as proteínas sejam transformadas em oligopeptídios, lipídios resultem em ácidos graxos e glicerol, carboidratos sejam reduzidos a maltose e DNA e RNA sejam digeridos. A bile, produzida no fígado, quebra gorduras para que as lipases pancreáticas executem seu papel de forma mais eficiente.
A digestão encerra-se na segunda e terceira porção do intestino delgado pela ação do suco intestinal ou suco entérico. Suas enzimas (maltase, sacarase, lactase, aminopeptidases, dipeptidases, tripeptidases, nucleosidades e nucleotidases) permitem que moléculas se reduzam a nutrientes e estes sejam absorvidos e lançados no sangue com o auxilio das vilosidades presentes no intestino. O alimento passa a ter aspecto aquoso, esbranquiçado e é chamado, agora, de “quilo”.

Intestino grosso

O quilo encaminha-se para o intestino grosso. Este, que é dividido em ceco, cólon, reto e ânus, absorve água e sais minerais e direciona a parte que não foi digerida do quilo para o reto a fim de que seja eliminada pelas fezes. Bactérias da flora intestinal permitem a produção de vitaminas, como a K e B12.
        
Trabalho apresentado por PINHEIRO, Juliana de A, do Curso Técnico de Enfermagem do SENAC de Luziânia/GO, em Jun 19, com base em:
ARAGUAIA, Mariana. "Sistema digestório"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/biologia/sistema-digestivo.htm. Acesso em 11 de junho de 2019


SISTEMA VASCULAR e SISTEMA CIRCULATÓRIO (CARDIOVASCULAR). Aula de Bio

SISTEMA VASCULAR

O Sistema Vascular é composto pelos vasos, que é o conjunto de canais responsáveis pela circulação do sangue pelo corpo e é composto por artérias, veias, arteríolas e capilares.
 As artérias transportam o sangue rico em oxigênio e nutrientes do coração para os demais órgãos e tecidos do corpo;
As veias efetuam o transporte inverso, reconduzindo o sangue captado dos tecidos e órgãos até o coração;
As arteríolas são pequenos vasos que se ramificam das artérias, irradiando-se pelo organismo;
Os capilares são ramificações com diâmetro delgado, que partem tanto das arteríolas (artérias de fino diâmetro) quanto das veias.



Fonte: Entendendo o seu corpo: o sistema vascular - Prof. Dr. Alexandre Amato – Cirurgião Vascular, Endovascular e Ecodoppler. in:https://vascular.pro/doenca -vascular/ entendendo-seu-corpo-sistema-vascular . Acessado em 08/06/19 às 20hs15. 






SISTEMA CIRCULATÓRIO OU CARDIOVASCULAR

O sistema circulatório (ou cardiovascular) humano é responsável pelo transporte de substâncias como gases, nutrientes, hormônios e excretas nitrogenadas e é composto pelo sangue, condutores (veias, capilares, artérias e arteríolas) e o coração. Este sistema é composto por: Sistema Arterial, Sistema Venoso, Sistema Linfático, Sistema Capilar e o coração.
O coração é o órgão muscular responsável por bombear o sangue rico em oxigênio para todas as partes do corpo. Ele contém quatro cavidades (reguladas por válvulas), que servem como depósito para movimentar esse sangue por todo o corpo. Ele contrai e relaxa (sem o nosso controle) e quando executa esse movimento, bombeia esse sangue através do Sistema Arterial; quando ele relaxa, é preenchido pelo sangue que volta do corpo pelo Sistema Venoso. Tem uma comunicação com o pulmão (por meio de veias e artérias).  O pulmão purifica o sangue (graças a nossa respiração), eliminando o gás carbônico, oxigenando-o novamente, devolvendo-o para que o coração possa, mais uma vez bombear, através das artérias, ao corpo inteiro, dando continuidade a esse circuito interminável e contínuo.
                O Sistema Arterial é composto por uma rede de vasos que alimentam todas as células e tecidos do corpo. É o sistema de condutores do sangue rico em oxigênio, nutrientes e hormônios, distribuídos pela aorta (artéria principal). O sangue é bombeado do coração, pelo ventrículo esquerdo pela rede de artérias cada vez menores para irrigar todo o corpo. As paredes das artérias podem ser de grosso calibre, são as mais elásticas. As de médio calibre são as musculares e as mais finas são as arteríolas e ajudam a controlar a pressão sanguínea, de acordo com as necessidades e atividades desenvolvidas por cada organismo (corpo). Quando as arteríolas alcançam o seu destino, já estão bem fininhas e se unem a pequenas veias ali presentes por intermédio dos capilares - formam a MICROCIRCULAÇÃO. Em certas partes do corpo as artérias se tornam bem superficiais e podem ser sentidas pela palpação, como as do pulso, do punho e do pescoço. As artérias pulmonares levam o sangue venoso do coração (que sai do ventrículo direito) até os pulmões para ser oxigenado.



O Sistema Venoso é o conjunto de condutores: veias e capilares, que vão até o coração carregando o sangue, resultado do metabolismo das células e das reações químicas básicas do corpo. Os capilares (vasos finíssimos) possuem apenas a camada mais interna de células endoteliais e vão se reunindo nesse caminho de volta, se transformando em veias. O sangue venoso, com gás carbônico e outros resíduos, que vem do corpo todo para os pulmões, dão entrada no coração (através das aurículas ou átrios) por uma única e grande veia, a veia cava.  As veias por sua vez, possuem válvulas para evitar que o sangue retorne. A musculatura da panturrilha (a batata da perna) facilita o retorno do sangue ao coração, pois com seu movimento, pressiona as veias ali presentes. 

ADAPTADO DE:
Trabalho apresentado por Pinheiro, Juliana de A. no Curso Técnico de Enfermagem do SENAC de Luziânia/GO em Jun 19. com base em: 
Bruns, R. R., & Palade, G. E. (1968). Studies on blood capillaries: I. General organization of blood capillaries in muscle. The Journal of cell biology, 37(2), 244-276.
Kossmann, C. E., & Palade, G. E. (1961). Blood capillaries of the heart and other organs. Circulation, 24(2), 368-384.
Noordergraaf, A. (2012). Circulatory system dynamics (Vol. 1). Elsevier.
 Rafael Barty Dextro - Mestre em Ecologia e Recursos Naturais (UFSCAR, 2019),  Bacharel em Ciências Biológicas (UNIFESP, 2015)

SISTEMA URINÁRIO - ÓRGÃOS E FUNÇÕES - Aula de Biologia


O Sistema Urinário é constituído pelos órgãos secretores, responsáveis pela elaboração da urina (dois rins), armazena temporariamente (bexiga) e os órgãos excretores eliminam essa urina para o exterior (dois ureteres).  Possui ainda, a função de filtrar o sangue que circula no organismo e processar a drenagem dessa urina para fora do corpo (uretra).  Na urina encontramos ácido úrico, amônia, ureia, sódio, potássio, bicarbonato e outras substâncias prejudiciais ao nosso corpo.
RINS
Os rins são órgãos pares, que se situam na parte posterior da cavidade abdominal, localizados um em cada lado da coluna vertebral, logo acima da cintura, entre a 11ª costela e o processo transverso da 3ª vértebra lombar. São descritos como órgãos retroperitoneais, por estarem posicionados por trás do peritônio da cavidade abdominal, de cor vermelho – escuro.
     Os rins têm o formato semelhante ao de um grão de feijão e do tamanho aproximado de uma mão fechada. Cada rim tem cerca de 11,25 cm de comprimento, 5 a 7,5 cm de largura e um pouco mais que 2,5 cm de espessura e circundados por uma massa de gordura e de tecido areolar frouxo. O esquerdo é um pouco mais comprido e mais estreito do que o direito. O peso do rim do homem adulto varia entre 125 a 170 g; na mulher adulta, entre 115 a 155 g. O rim direito normalmente situa-se ligeiramente abaixo do rim esquerdo devido ao grande tamanho do lobo direito do fígado.
       Os rins se ligam ao sistema circulatório através da artéria renal e da veia renal e com as vias urinárias pelos ureteres. As artérias renais são ramificações muito finas que formam pequenos emaranhados chamados glomérulos. Cada glomérulo é envolvido por uma estrutura arredondada, chamada cápsula glomerular ou cápsula de Bowman.

DETALHE DE UM RIM, MOSTRANDO O NÉFRON.


A unidade básica de filtragem do sangue é chamada néfron, que é formada pelos glomérulos, pela cápsula glomerular e pelo túbulo renal.
Forçado pela pressão sanguínea, parte do plasma (água e partículas pequenas nela dissolvidas, como sais minerais, ureia, ácido úrico, glicose) sai dos capilares que formam os glomérulos e cai na cápsula glomerular. Em seguida passa para o túbulo renal (coletor).
Substâncias úteis como água, glicose e sais minerais, contidas nesse líquido, atravessam a parede do túbulo renal e retornam à circulação sanguínea. Assim, o que resta nos túbulos é uma pequena quantidade de água e resíduos, como a ureia, ácido úrico e amônia: é a urina, que segue para as vias urinárias. Observem no esquema as fases de formação da urina dentro no néfron.

VIAS URINÁRIAS 
As vias urinárias são formadas por bexiga, ureteres e uretra.
BEXIGA URINÁRIA - Órgão muscular elástico, uma espécie de bolsa, que está situada na parte inferior do abdome com a função de acumular a urina que chega dos ureteres. Portanto, a bexiga recebe e armazena temporariamente a urina e quando o volume chega a mais ou menos 300 ml, os sensores nervosos da parede da bexiga enviam mensagens ao sistema nervoso, fazendo com que tenhamos vontade de urinar.
Na parte inferior da bexiga, encontra-se um esfíncter - músculo circular que fecha a uretra e controla a micção. Quando a bexiga está cheia o esfíncter se contrai, empurrando a urina em direção a uretra, de onde então é lançada para fora do corpo. A capacidade máxima de urina na bexiga é de aproximadamente 1 litro.
URETERES
São dois tubos de aproximadamente 20 cm de comprimento cada, que conduz a urina dos rins para a bexiga.
URETRA
Tubo muscular, que conduz a urina da bexiga para fora do corpo. A uretra feminina mede cerca de 5 cm de comprimento e transporta somente a urina. A uretra masculina mede cerca de 20 cm e transporta a urina para fora do corpo, e também o esperma.
SISTEMA URINÁRIO MASCULINO
Anatomia Masculina mostrando os órgãos do sistema urinário e reprodutivo.
O sistema urinário masculino difere do feminino na medida em que a uretra, canal que conduz a urina da bexiga para o exterior, também é utilizado para liberação do esperma no ato da ejaculação. Dividida em três partes: prostática, cavernosa e membranosa, a uretra masculina mede aproximadamente 20 cm e estende-se do orifício uretral interno na bexiga urinária até o orifício uretral externa na extremidade do pênis.
SISTEMA URINÁRIO FEMININO


Anatomia feminina mostrando órgãos do sistema urinário e reprodutivo.
O canal da uretra no sistema urinário feminino, que se estende da bexiga ao orifício externo no vestíbulo, é bem menor que o masculino, medindo aproximadamente 5 cm. Essa característica da anatomia feminina, canal da uretra curto, facilita a ocorrência de infecções urinárias nas mulheres.

Trabalho apresentado por PINHEIRO, Juliana de A. aluna do Curso Técnico de Enfermagem do SENAC de Luziânia/GO em Jun 19, com base em:
FONTE: Lana Magalhães Professora de Biologia, disponível em: https://www.Todamateria.com.br/sistema-urinario/. Acessado em 06/06/19 às 19Hs00.
Fonte: NETTER, Frank H.. Atlas de Anatomia Humana. 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2000. Em: https://www.auladeanatomia.com/novosite/sistemas/sistema-urinario/. Acessado em 06/06/19 às 22hs25.

FILMES E VÍDEOS DO PAS UnB 2024 - PLAYLIST das 3 Etapas com mais de 120 filmes e vídeos

Playlist dos filmes e vídeos do PAS/UnB, ENEM E VESTIBULARES . Se você tiver um tempinho para relax, não deixe de dar uma fugidinha no meu o...