sexta-feira, 18 de julho de 2025

A LENDA DE BEOWULF

A lenda de Beowulf merece um capítulo à parte, pois a sua narrativa em forma épica não faz uso da rima, mas está escrito em versos aliterativos, em que a primeira parte do verso está ligada à segunda parte, por labas de som similar, como: sempre cheira a sangue sob o céu sombrio de setembro.
Outra característica típica do poema é a presença da figura de linguagem conhecida como metonímia, em que substituímos uma pessoa ou uma coisa por seu significado, por exemplo: o mar é substituído por "caminho da baleia" e o rei como "o portador da coroa". 

 Os personagens principais do poema épico são:

o  Beowulf - Herói gauta (ou godo) que vive em busca de aventuras que imortalizem seu nome. Eventualmente é coroado rei dos gautas.
o  Hrothgar - Rei dinamarquês cujo reino é acossado pelos monstros, posteriormente mortos por Beowulf.
o  Hygelac - Tio de Beowulf e rei dos gautas. Ao morrer em batalha, seu reino é herdado por seu filho e depois por Beowulf.
o  Grendel - Criatura sanguinária, primeiro oponente de Beowulf. Ele ataca o salão de festas de Heorot sempre que ali há uma comemoração.
o  Unferth - Guerreiro de Hrothgar retratado como invejoso e covarde. O oposto de Beowulf.
o  Mãe de Grendel - Um monstro fêmea que jura vingança contra os dinamarqueses ao ver seu filho morto por Beowulf.
o  Wiglaf - O mais fiel dos guerreiros de Beowulf, que o ajuda a matar o dragão e mo final da história se torna o Rei dos Gautas.

A Lenda foi escrita em torno do ano 1000 da nossa era, mas seus feitos já eram citados muitos séculos antes pelos menestréis.  Beowulf passou sua infância no reino onde é hoje a Suécia, na atual Götaland.  Era filho de Ecgetheow e sobrinho de Hygelac, rei dos Geats e, desde criança dava provas de sua impressionante força e coragem.  O reino da Dinamarca, sob o comando de Hrothegar sofreu durante doze anos as destruições provocadas por Grendel, um monstro encantado que não podia ser morto por arma humana. Quando havia festa no palácio ele atacava, matando e aprisionando os convidados no castelo.
Ao tomar conhecimento dessa história Beowulf reuniu quatorze de seus melhores marinheiros e foi até a Dinamarca para acabar com Grendel, o monstro encantado, que devora homens inteiros.  Quando chegaram e o rei contou a história, eles prepararam uma armadilha. Fingiram uma festa e quando Grendel chegou, atacou e matou um dos marinheiros, mas Beowulf conseguiu arrancar um dos braços do monstro que, ao voltar para sua caverna, deixou um rastro de sangue. Beowulf o segue e o mata usando apenas suas mãos nuas.
A mãe do monstro viu o filho, seguiu aquele rastro e chegou ao castelo para vingar sua morte em várias incursões. Beowulf seguiu-a até sua morada, nas profundezas de uma caverna submarina, localizada num lago habitado por monstros aquáticos, onde a combate e vence com uma poderosa espada, criada para matar gigantes.  Cortou-lhe a cabeça e a levou ao rei, para a comprovação da morte. Foram necessários quatro homens para carregar a cabeça do monstro morto. Beowulf foi acolhido no palácio como herói. Beowulf e seus guerreiros retornam por mar à sua terra natal onde também recebe honrarias e muitos bens.
Beowulf realizou diversas façanhas, entre elas de nadar por sete dias e sete noites até a terra de Hetware, só parando para matar nove criaturas marinhas, nas profundezas do oceano. Esta é a explicação do motivo de ter perdido uma simples disputa de natação com seu mais jovem oponente ― Brecca. Ajudou, ainda a defender a terra, matando vários inimigos, mostrou novamente suas habilidades como nadador, levando sozinho até seu navio, trinta armaduras dos homens que matou.
                   Beowulf tinha outro traço heróico característico, a sua habilidade de colocar o bem estar do povo à frente do seu próprio. Ele percebe os perigos, mas nada teme pela sua própria vida. O tio de Beowulf é o rei dos Geats e com a morte do rei menino Heardred, Beowulf o sucedeu no trono e reinou em paz por cinqüenta anos, até que um dragão começou a devastar seu reino. Beowulf, Já idoso, resolveu matar este monstro, assim como fez com Grendel, mas durante a batalha, foi ferido mortalmente e só consegui matar o monstro com a ajuda de Wigla, o único soldado que ficou ao seu lado até o final da luta, sendo nomeado por isso, seu sucessor no trono.[1]
O corpo de Beowulf foi queimado (habitual nessa época e para os povos Escandinavos) e suas cinzas colocadas em um santuário, no alto de um rochedo, como lembrança das proezas do bom e grande herói.[2]
                


[1] BULFINCH, Thomas, 1796-1867 – O livro de ouro da mitologia: a idade da fábula: histórias de deuses e heróis. 9ª Ed. – Rio de Janeiro: Ediouro, 2000.

[2] Apostila de Introdução à Língua Inglesa, da Faculdade Apogeu, BSB/DF.

Dossiê: O que resta do Plano? Revista Darcy; N° 07. Ago/Set 2011






















 


 

 



Calendars - curiosities - origens dos nomes dos dias da semana e dos nomes dos meses em inglês - UNIT 2 -

Hello students – vamos conhecer um pouco sobre a história do calendário que usamos. O antigo calendário romano possuía dez meses e o último mês era dezembro. Foi Júlio César em 46 a.C. que definiu o calendário de doze meses, sob a influência do Papa Gregório, daí o nome “Calendário Gregoriano”. E é este que usamos até hoje: 365 dias e 6 horas. A cada 4 anos há um dia a mais, em inglês: “LAP YEAR”– Ano Bissexto.  A influência da “nossa língua materna” sobre o calendário dos ingleses é da época em que os soldados romanos conquistaram os bretões e lá permaneceram. Mas aí já não é mais comigo (para quem gosta de histórias, vale a pena ler sobre os diversos Calendários ao redor do mundo)... Agora vamos falar sobre os dias e os meses em inglês e o significado de seus nomes. Vejamos a seguir:

 Days of  the week ( 52 weeks of 7 days):

Sunday  - A expressão "Day of the Sun" originou-se do Latim Dies Solis e quer dizer "Dia do Sol"
  Monday significa"Dia da Lua" (Day of the Moon). Monday é uma tradução da expresão em Latim Dies Lunae.
TuesdayTiu's Day – o deus da guerra e da glória na mitologia norueguesa e no paganismo germânico. É baseado no nome Dies Martis, do Latim, "Dia de Marte" o deus da guerra Romano.
Wednesday Odin the king of the gods - "O Dia de Odin" - da mitologia norueguesa e um proeminente deus dos Anglo-Saxões e outros povos na Inglaterra até o século XVII. 
Thursday – Thor  é o deus dos trovões.  
Friday  - "Dia de Frigg" – Frige ou Frigg era a deusa nórdica do amor, correspondente a Vênus da mitologia romana, deusa da formosura, do amor e dos prazeres. 
Saturday  - em Latim significava Dies Saturni, "Dia de Saturno – deus  Romano da agricultura".

MONTHS OF THE YEAR - calendário gregoriano


    January – from  Janus, the god of two faces (past and future)– Deus dos Portões.
    February – from Februa - mãe de Marte, que presidia o Festival da Purificação, para que os pecados fossem perdoados.
    March – Mars – Deus da Guerra – War’s god.
    April – Aprilis - Abertura da Primavera (no hemisfério norte), quando ela estendia o seu manto, tudo se transformava em flores.
    May – Deusa da Fertilidade.
    June – Deusa protetora das Mulheres.
    July – Julius Caesar – Roman Emperator.
    August – Augustus Caesar – Roman Emperator.
    September – Septem, o mês sete.
    October – Octo, oito.
    November – Novem, nove.
       December – Decem, dez.

Espero que tenha despertado e satisfeito a tua curiosidade.

Bons estudos. Darcigp 


FILMES E VÍDEOS DO PAS UnB 2025 - PLAYLIST das 3 Etapas com mais de 120 filmes e vídeos

Playlist dos filmes e vídeos do PAS/UnB, ENEM E VESTIBULARES . Se você tiver um tempinho para relax, não deixe de dar uma fugidinha no meu o...