Artes visuais – 1ª Etapa
- Os
“Guerreiros” ( Os Candangos) – Bruno Giorni
- •
Auto-retratos da artista mexicana Frida Kahlo
- • Série
“Crianças de açúcar” de Vik Muniz
- •
Estruturas de Mauritius Cornélius Escher
- •
Arquitetura do Teatro Nacional de Brasília, de Oscar Niemeyer
- • Blocos
do Teatro Nacional de Brasília, de Athos Bulcão
- •
Pirâmides astecas (saiba mais)
- • Desenhos
e vitrais de Henri Matisse, da Capela Nossa Senhora do Rosário em Vence, na
França
- • Azulejos
de Athos Bulcão na Igreja Nossa Senhora de Fátima de Brasília (Igrejinha da
307/308 Sul)
- • Dança
dos Tarairui (Tapuias) s/d (saiba mais)
- • Servo de
Dom Miguel de Castro com Cesto decorado – s/d de Albert Van Eckhau (1610 a
1666)
Hoje
resolvi disponibilizar um banco de questões de artes que caíram nas últimas
cinco provas do PAS (2009-2013), apenas para 1ª etapa!
Eu
selecionei itens que indicavam obras da matriz do PAS que ainda estão
sendo cobradas esse ano (marcadas na cor rosa). Outras questões achei
interessante colocar simplesmente por que fazem parte do conteúdo das aulas de
artes no 1º ano (marcadas na cor verde).
Não
coloquei comentários (assim que puder farei isso). Apenas coloquei o gabarito
das questões com base em publicações oficiais do CESPE.
Também não coloquei imagens, apenas a legenda da imagem.
Bons estudos!
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1ª ETAPA 2009
Observação: nessa prova foram cobradas
as obras azulejos de athos bulcão e pirâmides astecas, mas caíram em questões de
exata!
Na filosofia, a escola pitagórica foi uma das primeiras a acentuar a relação
entre beleza e proporções numéricas. Para os pitagóricos, a harmonia tem sempre
um fundamento matemático. Platão foi influenciado pela escola pitagórica, mas
também associou a beleza à moral, como demonstra o conceito por ele criado que
ficou conhecido como kalokagathia (kalon kai agathon = belo e bom). Na música,
os ideais de harmonia com fundamento matemático foram reavivados no
Renascimento, com o adendo de uma perspectiva mensuralista — sistema musical em
que se utiliza uma relação preestabelecida entre valores em uma composição.
Essa perspectiva foi consolidada no período Barroco. No século XX, mesmo não
sendo matemático, M. C. Escher,
baseando-se nos desenhos feitos por mouros em Granada, desenvolveu um método
geométrico de produção de obras de arte, o qual foi utilizado em suas
litografias. Nos desenhos produzidos com base nessa técnica, utiliza-se
um tipo especial de lápis de cera para desenhar sobre blocos de pedra calcária,
que se tornam matrizes, às quais, a seguir, é aplicada tinta. Por último, com a
ajuda de um rolo sob grande pressão, imprimem-se várias cópias em papel.
A
litografia Côncavo e Convexo, ilustrada acima, foi criada em 1962 e constitui um exemplo da obra de Escher, que
aplicou, em seus trabalhos, os ideais geométricos da translação, simetria,
rotação e inclinação, de um modo geral.
A partir
das informações contidas no texto, julgue os itens:
1. O trabalho de Escher mostrado na figura ao lado é
compatível com ideais pitagóricos de beleza e apresenta características
aludidas no texto, tais como simetria, translação e rotação, além de mudanças
de escala.(C)
2. O Renascimento,
movimento intelectual e artístico europeu referido no texto, resultou do
pessimismo que se espalhou pela Europa em relação ao futuro da civilização
ocidental, em face dos contatos dos europeus com a civilização chinesa.(E)
3. No Renascimento, a vinculação entre harmonia e matemática foi
reavivada tanto na música, conforme alude o texto, quanto na abordagem
filosófica da natureza, da qual são exemplos os trabalhos de Kepler e
Galileu.(C)
4. A situação retratada em Côncavo e
Convexo sugere o dia a dia em uma cidade medieval, em que estão presentes
símbolos da igualdade entre classes, conceito que, defendido, na Idade Média, por filósofos e por artistas, mas,
principalmente, pelo Estado, atingiu a maturidade ao final da época
retratada.(E)
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O Brasil
é um dos países mais ricos em pinturas rupestres. Nas regiões de Lagoa Santa e
Serra do Cipó (MG), encontra-se grande número dessas pinturas, muitas ainda não
estudadas. Nessas obras, em que são retratadas cenas do cotidiano dos povos
pré-colombianos, estão presentes animais de espécies extintas e de espécies
ainda existentes. Infelizmente, tais pinturas, não apenas em Minas Gerais, mas
em todo o Brasil, têm sido alvo de vandalismo, o que, algumas vezes, resulta na
completa destruição de algumas dessas pinturas.
Tendo
esse texto como referência inicial, julgue os itens:
1. As pinturas rupestres fornecem importantes subsídios para o
entendimento de processos de ocupação do território e de extinção da biota.
Nesse sentido, assumindo-se como critério valorativo o direito de toda a
humanidade ao conhecimento, a destruição de pinturas rupestres, na forma
mencionada no texto, é moralmente condenável. (C)
2. No Brasil, parte das pinturas
rupestres encontra-se na Serra do Cipó, na Cadeia do Espinhaço, uma das regiões
de endemismo vegetal no país. A preservação dessas pinturas e a da flora dessa
região permitem proteger, respectivamente, o patrimônio cultural brasileiro e a
biota.(C)
3. Entre as opções a seguir, assinale
aquela que expressa a estratégia mais viável e mais eficiente para a
conservação de pinturas rupestres, de
forma a se preservar a sua importância e a se promover a disseminação da
cultura.
A
Impedir que as pessoas tenham acesso aos sítios arqueológicos.
B
Promover ação educativa de esclarecimento do significado e da importância
dessas pinturas.(RESPOSTA CORRETA)
C
Remover as pinturas para o acervo de colecionadores particulares.
D Punir,
na forma da lei, pessoas que destruam essas pinturas.
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A canção
Hino de Duran, cuja letra é apresentada acima, faz parte da peça Ópera do Malandro, de Chico Buarque. Essa
peça, que estreou no Rio de Janeiro, em agosto de 1978, é uma recriação das
obras A Ópera dos Três Vinténs, de Berthold Brecht e Kurt Weill (1928), e Ópera
dos Mendigos, de John Gay (1728). Embora a história da peça Ópera do Malandro
se desenrole durante a Segunda Guerra Mundial, quando Getúlio Vargas era o
chefe de Estado do Brasil, ela é, de fato, uma alegoria do que ocorria no país
no final da década de 70 do século XX, período marcado por medidas ditatoriais.
Considerando essas informações e a letra da canção apresentada, julgue os
itens:
1. Na Ópera do Malandro, há canções similares às árias de óperas
tradicionais, no que se refere à estrutura, dividida em partes. Nesse sentido,
o Hino de Duran corresponderia a uma ária.(C)
2. Na obra Ópera do Malandro, valendo-se da música, em especial do samba,
Chico Buarque apresenta, de forma poética e crítica, o cotidiano urbano.(C)
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1ªETAPA 2010 (Última prova com 120 questões)
Uma
estrutura consiste em um conjunto de elementos solidários entre si ou de
elementos cujas partes são funções umas das outras, pois cada um dos componentes
se relaciona com os demais e com a totalidade. Na comunicação teatral, por
exemplo, os elementos que compõem a cena interagem entre si, por meio da ação
cênica, na construção de um sentido. Os elementos da estrutura dramática se
entrelaçam de tal forma que há total dependência entre ação, espaço,
personagem, iluminação, cenário, sonoplastia, caracterização, indumentária,
maquiagem, texto e, também, público. Na música, a estrutura pode ser percebida
e analisada a partir da identificação de partes contrastantes da obra.
Tendo
como referências o conceito de estrutura e a imagem do Teatro Nacional Cláudio Santoroapresentados
acima, julgue:
1. As estruturas constituídas pelas
formas estéticas na arquitetura exigem interlocução entre forma e função.(C)
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Diferentemente
do que ocorreu com os indígenas, os africanos e os afrodescendentes
permaneceram no patamar de60% da população do Brasil entre os séculos XVII e
XIX. Tendo de abdicar de suas línguas de origem, eles não tiveram escolha:
tiveram de aprender, em um processo de transmissão linguística irregular, a
língua do colonizador. Certamente, junto com o pequeno contingente de indígenas
integrados ao processo colonizador, são eles que vão dar forma ao português
geral brasileiro, antecedente, como penso eu, do português popular ou vernáculo
brasileiro. Rosa Virgínia Mattos e Silva. Ensaios para uma sócio-história do
português brasileiro. São Paulo: Parábola, 2004, p. 20 (com adaptações).
Tendo
como referência o fragmento de texto acima, julgue:
1. As congadas, manifestação cultural africana difundida no
Brasil, tiveram suas raízes preservadas e mantiveram-se puras ao longo do
tempo. (E)
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1ª ETAPA 2011
Essa questão se encaixa no conteúdo: funções da arte:
Imagem: Sebastião Salgado, Acampamento
dos sem-terra, fotografia em preto e branco, Rio Bonito, Paraná, 1996.
Considerando
a fotografia Acampamento dos sem-terra, de Sebastião Salgado, mostrada acima,
julgue os itens a seguir.
1. O fotógrafo optou pela fotografia em
preto e branco porque a colorida é inapropriada para explorar temáticas
relacionadas à questão social.(E)
2. A fotografia Acampamento dos
sem-terra é uma imagem artística que informa sobre um instante de luta dos sem-terra.(C)
Imagem: Frida Khalo, Autorretrato
com espinhos e colibri, 1940, óleo sobre tela.
Para La
Boétie, em Discurso da servidão voluntária, a liberdade é natural. Os homens e
os animais têm a mesma natureza. Ao contrário do que ocorre com os animais, a
natureza é alterada nos homens, que dela se esquecem e a substituem pelo
costume. Cavalos, bois, peixes, pássaros são mencionados pelo filósofo para
mostrar que os animais têm desejo natural pela liberdade, que sempre se exprime
neles, mesmo quando eles são usados pelo homem para o trabalho. Privados da sua
liberdade, os animais nos apresentam sinais evidentes da sua infelicidade.
A partir
desse fragmento de texto e da imagem da obra Autorretrato
com espinhos e colibri, de Frida Khalo, julgue os itens:
1. A respeito da obra Autorretrato com espinhos e colibri, de Frida
Kahlo, assinale a opção correta.
A Os
animais e a vegetação que compõem a pintura estão distribuídos de forma
assimétrica, o que determina o desequilíbrio da composição.
B A
inter-relação entre a imagem da artista plástica e os elementos da natureza
torna o autorretrato de Frida Kahlo uma composição pictórica com forte
referência simbólica e metafórica. (RESPOSTA CORRETA!)
C A obra
apresentada distancia-se da subjetividade da artista, a qual busca expressar
objetivamente sua preocupação com a preservação do meio ambiente.
D Os
contrastes entre as cores e as formas dos elementos da pintura integram-se na
obra e resultam na criação de uma atmosfera leve e lúdica.
2. Considerando as obras Discurso da
servidão voluntária, de La Boétie, e Autorretrato
com espinhos e colibri, de Frida Kahlo, assinale a opção correta.
A A
pintura de Frida Kahlo ilustra o pensamento de La Boétie, ao representar homens
e animais livres em convivência harmoniosa.
B
Segundo La Boétie, mesmo esquecendo a sua liberdade natural, os homens não se
acostumam a servir; já os animais são naturalmente propensos a servir os
homens.
C De
acordo com La Boétie, mesmo os animais que trabalham para o homem não deixam de
manifestar o desejo de liberdade. (RESPOSTA CORRETA)
D A obra
Autorretrato com espinhos e colibri faz parte de um conjunto de referências que
influenciaram a produção de Discurso da servidão voluntária.
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O grupo
mineiro Uakti tem seu nome
inspirado na seguinte lenda indígena. Uakti vivia às margens do rio Negro. Seu
corpo era repleto de furos, que, ao serem atravessados pelo vento, emitiam sons
que encantavam as mulheres da tribo. Os índios, enciumados, perseguiram Uakti e
o mataram, enterrando seu corpo na floresta. Altas palmeiras ali cresceram: de
seus caules os índios fizeram instrumentos musicais de sons suaves e
melancólicos, feito o som do vento no corpo de Uakti. Artur A. Ribeiro. Grupo
Uakti. In: Estudos avançados [online], vol.14, n.o 39, 2000, p. 249-72 (com
adaptações).
A partir
do texto acima, julgue os itens:
1. A construção de instrumentos
musicais não convencionais pelo grupo Uakti tem
contribuído para a criação de novos sons, bem como para a utilização de objetos
do cotidiano como fontes de produção sonora. (C)
2. A sonoridade da música I-Ching, do
grupo Uakti, é semelhante à das
Bachianas n.o 4,de Villa-Lobos, porque, em ambas, foram utilizadas as mesmas
fontes sonoras. (E) Observação: Bachianas não é mais obra do PAS(2014)
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1ª ETAPA 2012
Imagem:
Cândido Portinari. Futebol, 1935, óleo sobre tela, 97 cm x 130 cm, coleção
particular, Rio de Janeiro, RJ.
Imagem:
Jogo de pelota mesoamericano (asteca/maia). Museu
Marjorie Barrick, Universidade de Nevada, Las Vegas.
Existem
semelhanças entre a nossa cultura e a dos astecas que podem ser identificadas,
por exemplo, no jogo de futebol atual, que é similar ao jogo de pelota asteca.
No futebol, em que os jogadores usam pernas, joelhos, peito e cabeça, o
objetivo é fazer gol, colocando a bola de couro dentro da meta adversária. No
jogo de pelota asteca, em que os jogadores usam joelhos, ancas, cotovelos e
cabeça, o objetivo é atravessar a bola de borracha por entre aros localizados
nas laterais do campo.
Tendo
como referência inicial o texto e as figuras acima, julgue:
1. A imagem do jogo asteca representa
aspectos do jogo de pelota, sendo ressaltados os adereços corporais de proteção
e os elementos arquitetônicos do local do certame. (C)
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Imagem:
Mestre Didi. Sasará Ati Aso Iko.Xaxará com manto de palha da costa, 2003,
técnica mista, 64 x 20x 12 cm. Mestre Didi. Pepeye, o grande pato, 2001,
técnica mista, 60 x 60 x 23 cm.
Deoscóredes
Maximiliano dos Santos, nascido em Salvador, Bahia, em 1917, é conhecido como
Mestre Didi. Escultor e escritor, ele inclui, em sua obra, elementos da cultura afro-brasileira. As formas
escultóricas que produz, confeccionadas com contas, búzios, rendas de couro e
folhas de palmeira, remetem a mitos, lendas e objetos de culto aos orixás. Suas
obras fazem parte dos acervos dos Museus de Arte Moderna de Salvador e do Rio
de Janeiro e do Museu Picasso, em Paris, entre outros.
Com base
nas informações e imagens acima, julgue o próximo item.
1. As peças de mestre Didi apresentadas
acima têm claro aspecto primitivo e decorativo, com evidentes conotações
ritualísticas, características que impossibilitam categorizá-las como arte,
sendo, assim, classificadas como artesanato popular. (E)
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A
estrutura física interna do Teatro
Nacional de Brasília é projetada para assegurar suporte cênico a
grandes espetáculos de teatro, dança e música. O teatro já abrigou inúmeras
apresentações cênicas e musicais, como, por exemplo, a ópera Carmen.
A
respeito desse assunto e de aspectos a ele relacionados, julgue os itens:
1. Os elementos lúdicos do jogo teatral estimulam
a espontaneidade no processo de criação teatral, contudo o ator, ou jogador,
deve seguir especificamente as regras propostas no jogo. Desse modo, a maioria
dos esportes, como, por exemplo, o futebol, assemelha-se ao denominado jogo
teatral.(E)
2. A encenação teatral, parte
fundamental da leitura visual e simbólica de um espetáculo, pode ter seus
elementos adaptados a diferentes espaços físicos. Nesse sentido, o palco
principal do Teatro Nacional de Brasília,
por ser uma semiarena, estilo de palco mais comum nos teatros brasileiros, pode
abrigar espetáculos de grande porte.(E)
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Ópera do
Malandro
Chico
Buarque
Tem gilete, Kibon
Lanchonete, neon
Petróleo
Cinemascope, sapólio
Ban-lon
Shampoo, tevê
Cigarros longos e finos
Blindex fumê
Já tem napalm e Kolynos
Tem cassete e rai-ban
Camionete e sedan
Que sonho
Corcel, Brasília, plutônio
Shazam
Que orgia
Que energia
Reina a paz
No meu país
Ai, meu Deus do céu
Me sinto tão feliz.
Tendo
como referência esse fragmento da obra de Ópera
do Malandro, de Chico Buarque de Hollanda, julgue:
1. No espetáculo Ópera do Malandro, a musicalidade é parte
fundamental da encenação, pois as canções contextualizam partes do enredo e
relações entre as personagens. Na canção final, verifica-se a intertextualidade
com trechos de árias de várias óperas, entre os quais, um trecho do Toreador,
da obra
Carmen. (c)
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1ªETAPA 2013
Lúcia — O que é que tá acontecendo,
hein?
Terezinha — O autor se meteu a besta e
resolveu embananar o
happy end. Daí os figurantes embarcaram
na palhaçada ...
Bem — Figurante é a mãe! Coadjuvante!
(...)
Jussara — Eles tão pensando que são
estrela, só porque ganham
dez vezes mais que a gente.
(...)
Phillip — Vou te contar. Enquanto
artista depender de autor e
produtor, tá ferrado!
Dóris — Eu digo mais. A melhor coisa
que pode acontecer pra
gente, mas a melhor mesmo, coisa de
sonho, coisa de Shangri-la, é
ter um cara da TV Globo na plateia e
chamar a gente pra novela das
oito.
Chico Buarque de Hollanda. Ópera do
malandro.São Paulo: Livraria Cultura, 1978, p.178-9.
Considerando
a obra Ópera do Malandro, de
Chico Buarque de Hollanda, e o fragmento acima, dela extraído, julgue os
próximos itens.
1. No fragmento apresentado, Chico
Buarque trata de questões relativas ao próprio teatro e enfatiza a problemática
da exploração econômica, criticando a cadeia produtiva do chamado teatro
comercial. (42)
2. Considerando a discussão apresentada
na obra Ópera do Malandro e a
fala da personagem Dóris acima apresentada, infere-se que Chico Buarque buscou
registrar o contexto da época em que a televisão era o espaço que mais
valorizava a criatividade, excelência, investigação e diversidade artística.(E)
3. A peça Ópera do Malandro, por seu caráter crítico, requer encenação
minimalista e intimista que reforce a seriedade do tema tratado, o que exige apresentação
em palcos pequenos, de forma a se assegurar a proximidade dos atores com o
público.(E)
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Os modos
de se ouvir música influenciam a escuta e a percepção musical. Um exemplo dessa
influência é o comando shuffle do iPod, que escolhe aleatoriamente as faixas
musicais para o ouvinte. Segundo o crítico musical Alex Ross, esse tipo de
seleção aleatória derruba barreiras de estilos e possibilita aproximações entre
gêneros musicais eruditos e populares, antigos e contemporâneos, de massa e
elitistas. Por outro lado, transitar entre “mundos musicais” é um desafio para
compositores, intérpretes e musicólogos. Esse trânsito surpreende e gera novas
músicas e novos significados e valores. Internet: <www.digitaltrends.com>.
Considerando
o texto acima, julgue o item a seguir.
1. Na canção Las Muchachas de
Copacabana, da Ópera do Malandro,
o ritmo da rumba aproxima a música popular brasileira da música popular
cubana.(C)
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Diante
da rigidez do material, o escultor inexperiente esculpe com base na
simplicidade do conceito cúbico, que costuma impor-se em seu trabalho de
iniciante. Se ele quiser tentar abandonar essa simplicidade e esculpir formas
orgânicas, herança da Renascença, deve superar o conceito de simetria, típico
da arte egípcia. Com o passar do tempo, ao adquirir mais experiência, o
escultor será levado a observar que, quando gira a sua escultura, o que está
sendo observado não mais é válido como um limite. R. Arheim. Arte e percepção
visual: uma psicologia da visão criadora. São Paulo: Thomson Pioneira, 2006
(com adaptações).
Imagem: Vistas da fachada do Museu
Soumaya, projeto de Fernando Romero, Cidade do México. Internet:
<www.architectureticker.com>.
Imagem: Vistas da fachada do Museu da
República, projeto de Oscar Niemeyer, Brasília, DF. Internet:
<www.copa2014.gov.br>.
Imagem:Vistas da Pirâmide da Lua,
Teotihuacan, México. Internet: <pt.wikipedia.org/wiki/Teotihuacan>.
Tendo
como referências o fragmento de texto e as imagens apresentadas acima, julgue
os itens a seguir.
1. Os materiais utilizados e a linguagem arquitetônica na civilização asteca
se assemelham aos da produção artística egípcia.(c)
2. As linguagens arquitetônica e escultórica, que permitem, ambas,
superar-se a rigidez dos materiais e, assim, alcançarem-se formas orgânicas,
diferenciam-se quanto às técnicas de produção utilizadas e aos limites das
dimensões das obras.(C)
3. As obras arquitetônicas, se reproduzidas em linguagem escultórica,
poderiam exemplificar os limites que o material, por sua rigidez, impõe aos
escultores.(E)
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Camaro
Amarelo
Composição:
Marco Aurélio, Thiago Machado, Márcio Araújo e Bruno Caliman
Interpretação:
Munhoz e Mariano
[Introdução – Instrumental]
Agora eu fiquei doce, doce,
doce, doce
Agora eu fiquei
do-do-do-do-doce, doce
Agora eu fiquei doce, doce,
doce, doce
Agora eu fiquei
do-do-do-do-doce, doce
A
Agora eu fiquei doce igual
caramelo,
Tô tirando onda de Camaro
amarelo.
Agora você diz: vem cá que eu
te quero,
Quando eu passo no Camaro
amarelo.
B
Quando eu passava por você,
Na minha CG você nem me
olhava.
Fazia de tudo pra me ver, pra
me perceber,
Mas nem me olhava.
Aí veio a herança do meu
veio,
E resolveu os meus problemas,
minha situação.
E do dia pra noite fiquei
rico,
Tô na grife, tô bonito, tô
andando igual patrão.
C
Agora eu fiquei doce igual
caramelo,
Tô tirando onda de Camaro
amarelo.
Agora você diz: vem cá que eu
te quero,
Quando eu passo no Camaro
amarelo.
B
E agora você vem, né?
E agora você quer.
Só que agora vou escolher,
Tá sobrando mulher.
D
E agora você vem, né?
E agora você quer, ha.
Só que agora vô escolher,
Tá sobrando mulher.
D
[Instrumental] repete [C – B
– D – D] – B – A
Tendo
como referência a letra da música Camaro Amarelo, julgue os itens:
1. Nas músicas Camaro Amarelo e Kyrie da Missa Papae Marcelli, foi utilizado
o recurso de repetição de melodias, que provém da imitação de temas melódicos e
da técnica composicional do contraponto musical.(E)
2. A música Camaro Amarelo apresenta estrutura
AB[CBDD]AB.(E)
3. Nas canções Camaro Amarelo e Cuitelinho, a influência da música sertaneja
é evidenciada na melodia cantada a duas vozes e acompanhada por violas
caipiras.(E)
________________________________
Observação: a obra Antígona faz parte das obras literárias
do PAS. Mesmo assim, como se trata de um peça grega, e teatro grego é conteúdo
de arte, gosto de trabalhar nas aulas de artes. Além disso, nessa questão
fizeram uma relação entre teatro e música, que achei interessante
ressaltar:
Creonte
acha, porém, que errei, que fui rebelde, irmão querido! Assim ele me leva
agora, cativa em suas mãos; um leito nupcial jamais terei, nem ouvirei hinos de
bodas, nem sentirei as alegrias conjugais, nem filhos amamentarei; hoje,
sozinha, sem um amigo, parto — ai! infeliz de mim! — ainda vivam para onde os
mortos moram! Que mandamentos transgredi das divindades? De que me valerá —
pobre de mim! — erguer ainda os olhos para os deuses? Que aliado ainda
invocarei se, por ser piedosa, acusam-me de impiedade? Se isso agrada aos
deuses, me conformo, embora sofra muito com minha culpa, mas, se os outros são
culpados, que provem penas pelo menos tão pesadas quanto as que injustamente me
impuseram hoje! Sófocles. A trilogia tebana. Trad. Mario da Gama Cury. Rio de
Janeiro: Jorge Zahar, 1998.
Com base
no fragmento de texto acima, extraído da obra Antígona, de Sófocles, julgue os itens seguintes.
1. No fragmento da obra Antígona, a
impossibilidade do casamento e da maternidade como experiências desejadas é
expressa pela personagem em reflexão que aprofunda a autoconsciência do mundo,
assim como o discurso lírico da letra da canção Camaro Amarelo reforça, por meio da introspecção, a
valorização dos desejos da interlocutora, o que leva o eu lírico ao
conhecimento de si e do outro. (E)
2. No fragmento apresentado, as
relações entre as ideias de vida e morte, piedade e impiedade, justiça e
injustiça reforçam o impasse insolúvel vivido pela personagem Antígona. (C)
______________________________
Espero ter ajudado!
Extraído
de: http://www.cespe.unb.br/pas/